quinta-feira, 12 de julho de 2012

Amedeo Modigliani

Amedeo Clemente Modigliani, pintor e escultor italiano, pertencente à denominada "Escola de Paris", nasceu em Livorno no dia 12 de Julho de 1884. Arquétipo do artista boémio, na sua vida houve álcool, estupefacientes, mulheres, pobreza e doença. Só alcançou a fama depois de morto, aos 35 anos, vítima de meningite tuberculosa.  

Formado na Escola de Belas-Artes de Livorno e, mais tarde (1902-1903) nas de Veneza e de Florença, em 1906 mudou-se para Paris, onde recebeu influência discreta do cubismo inicial.

Pintou nus femininos e retratos de  contornos muito marcados, rico colorido mas de gama limitada (ocres, negros, azuis, brancos, alaranjados), planos de distinta profundidade e formas transfiguradas em cilindros e ovais. O seu estilo caracteriza-se pela busca da forma pura, em que a linha modela e define o volume.


A partir de 1909 iniciou a sua obra escultórica, influenciado G. Brancusi e pela arte grega. Esculpiu cabeças alongadas de formas muito esquematizadas e de expressão hierática. Tais esculturas foram decisivas para a ulterior evolução do seu estilo figurativo na pintura, no retrato e, sobretudo no nu. Nos últimos anos de vida criou uma pintura que se poderá definir como um neomaneirismo de cânone elegante e alongado, em que a modernidade se junta à lição dos clássicos e à dos povos ditos primitivos.

Sem comentários: