quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Engelbert Humperdinck, o compositor

Engelbert Humperdinck, compositor alemão, nasceu no dia 1 de Setembro de 1854 em Siegburg.

Engelbert Humperdinck estudou música no Conservatório de Colónia e na Escola de Música de Munique. Desde muito jovem ganhou bolsas de estudo e prémios que lhe deram a oportunidade de estudar e viajar pelo mundo. Essas viagens foram uma inspiração constante para ele e na sua música encontramos influências de sons e de instrumentos de países longínquos.

Assistente de Richard Wagner, em Bayreuth, de 1881 a 1882, Engelbert Humperdinck foi professor em Barcelona, Colónia, Francoforte do Meno (Frankfurt am Main) e Berlim. Das suas obras cénicas, as mais conhecidas são Hänsel und Gretel (1893) (que aplica a teoria musical wagneriana a um conto infantil com libreto de sua irmã, Adelaide Wettee), e Königskinder (1897). Escreveu também obras orquestrais, música de câmara e canções.

Em 1912 Engelbert Humperdinck teve um acidente vascular que lhe deixou paralisada a mão esquerda. Votou a compor com a ajuda de seu filho Wolfram, mas no dia 27 de Setembro de 1921 morreu de ataque cardíaco, em Neustrelitz.

Sem comentários: