sábado, 6 de agosto de 2016

Andy Warhol

Andy Warhol, nascido Andrej Varhola, Jr., pintor e cineasta norte-americano, personalidade maior do movimento da pop art, nasceu no dia 6 de Agosto de 1928 em Pittsburgo, estado da Pensilvânia.

As primeiras obras de Andy Warhol inscrevem-se numa tendência informalista de carácter abstracto. Posteriormente, realizou serigrafias baseadas em imagens publicitárias (invólucros de "Coca-Cola", por exemplo) e rostos de artistas famosos (Mick Jagger, Marilyn Monroe, Michael Jackson, etc.). 

Em 1965 Andy Warhol abandonou a pop art para se dedicar ao cinema, no qual retratou a vida dos grupos marginais da sociedade nova-iorquina. Entre os seus filmes contam-se Norman Love (1964), Heat (1970) e Women in Revolt (1973).

A atitude estética de Andy Warhol implicava a crença e a prática de uma despersonalização acentuada. "Eu sou uma máquina" foi uma autodefinição muito repetida.

Em 1987, em Nova Iorque, foi operado à vesícula biliar. A operação terá corrido bem, mas Andy Warhol morreu no dia seguinte, 22 de Fevereiro. Tornara-se célebre há já 35 anos. A sua conhecida frase In the future everyone will be famous for fifteen minutes ("No futuro todos serão famosos durante quinze minutos"), só viria a aplicar-se mais tarde, quando a produção cultural foi totalmente massificada e em que a arte passou a ser distribuída por meios de produção de massa.

Grevy's Zebra, Andy Warhol, 1983

Sem comentários: