sexta-feira, 8 de julho de 2016

Há falta de médicos em Portugal? Só no Serviço Nacional de Saúde... (2)

(continuação)

Continuação da transcrição de parte da reacção do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Manuel Silva, a um artigo publicado na revista "Visão" de 26 de Maio último, pelo médico e político Dr. João Semedo, dirigente do "Bloco de Esquerda", que pode encontrar-se na página 7 da "Revista da Ordem dos Médicos" n.º 169, do mesmo mês de Maio:

«Num cenário em que as condições de trabalho no SNS se degradaram substancialmente, em que os indicadores se tornaram patologicamente obsessivos e em que a contratação de médicos para o SNS tem sido extraordinariamente desigual, é natural que os médicos encarem uma de três hipóteses: a reforma antecipada, a saída para o sector privado ou a emigração. Sim, porque há muitos países de "primeiro mundo" que, percebendo a elevada qualidade geral dos nossos profissionais e a sua desmotivação para trabalhar em Portugal, têm vindo recrutar centenas/milhares de médicos das mais diferentes especialidades, da Anestesiologia à Medicina do Trabalho, passando pela Medicina Geral e Familiar. Por tudo isto , há falta de médicos no SNS, quando o país forma e tem médicos a mais! Por tudo isto temos a absurda situação de haver concursos para preenchimento de vagas de pessoal médico que ficam desertos, muitas vezes pelas limitações de acesso dos próprios concursos, dando a falsa sensação de real falta de médicos em Portugal.

Curiosamente, e apesar da frequente referência à dramática carência de enfermeiros e médicos-dentistas no SNS, não vemos questionar se há enfermeiros ou médicos-dentistas a menos em Portugal... As razões são óbvias. Como no caso dos médicos, é um problema de contratação, não da falta de profissionais para serem contratados.

Sem comentários: