terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Giuseppe Sarti

Giuseppe Sarti, compositor italiano, cuja data exacta de nascimento permanece desconhecida, nasceu em Faenza e foi baptizado no dia 1 de Dezembro de 1729.

Sarti completou os estudos musicais com o padre Giovanni Battista Martini e foi nomeado organista da catedral de Faenza antes dos dezanove anos. Renunciou a esta nomeação em 1750 para se dedicar ao estudo da música dramática, vindo a ser director do Teatro de Faenza en 1752. Acreditou-se durante muito tempo que Pompeo in Armenia tinha sido a sua primeira obra, mas não existe nenhuma prova que o confirme. O seu primeiro trabalho foi sem dúvida Il re pastore, estreada em Pesaro em 1752. As suas obras posteriores foram Medonte, Demofoonte e Olimpiade, com as quais atingiu uma reputação que originou que em 1753 o rei Frederico V de Dinamarca o convidasse para Copenhaga como hofkapellmeister e director de ópera. Neste lugar estreou Ciro riconosciuto.

Em 1765 Sarti regressou a Itália para recrutar novos cantores, mas a morte do rei Frederico pôs fim à sua estadia em terras dinamarquesas. Em 1769 mudou-se para Londres, onde deu lições de música para poder sobreviver. Em 1779 foi nomeado mestre de capela da catedral de Milão, cargo que manteve até 1784. Ali exerceu a sua verdadeira vocação de compositor, escrevendo pelo menos vinte das suas obras e música sacra para os ofícios da catedral. Também nesta etapa continuou a ser professor de música, tendo como aluno Luigi Cherubini.

Em 1784, Sarti foi convidado para São Petersburgo pela imperatriz Catarina II da Rússia. Pelo caminho esteve em Viena, onde o imperador José II de Habsburgo o recebeu com grande honraria, e conheceu Mozart. Chegou a São Petersburgo em 1785, onde de imediato foi nomeado director de ópera, tendo composto novas peças e obras de música sacra, incluindo um Te Deum pela vitória de Ochakiv na Guerra russo-turca (1787-1792), e onde introduziu um disparo real de canhão.

Sarti permaneceu na Rússia até 1801, quando devido a problemas de saúde pediu para sair do país. O tzar Alexandre I de Rússia atribuiu-lhe em 1802 uma generosa pensão; anteriormente, Catarina II havia-lhe concedido um título nobiliárquico. As suas óperas de maior êxito na Rússia foram Armida e Rinaldo e Gli inizi del governo di Oleg. Giuseppe Sarti acabou por morrer em Berlim, no caminho de regresso a Itália, no dia 28 de Julho de 1802, .

A ópera de Giuseppe Sarti Fra i due litiganti il terzo gode foi imortalizada por Mozart, que introduziu um fragmento desta ópera numa cena do Don Giovanni. Também a obra Le nozze di Figaro, de Mozart, que o compositor austríaco estreou em Viena em 1784 teve muitas influências da mesma obra de Sarti. Também os libretti de Lorenzo da Ponte do Figaro e do Don Giovanni mostram situações semelhantes, e o complicado final do primeiro acto de Fra i due litiganti il terzo gode serviu de modelo a Mozart para o final do último acto do Figaro.

Sem comentários: