quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Hans (Jean) Arp, artista do dadaísmo

Hans (Jean) Arp, artista plástico e poeta alemão, naturalizado francês, nasceu no dia 16 de Setembro de 1887 em Estrasburgo.

Depois de estudar em Weimar e Paris, Hans Arp uniu-se ao Blaue Reiter em 1912.

Em 1915, durante a Primeira Grande Guerra Mundial, Hans Arp foi viver para Zurique, em virtude de ter nacionalidade alemã, desertando do serviço militar alemão. Nesse mesmo ano casou com Sophie Taeuber, que veio a falecer em 1943, enquanto decorria a Segunda Grande Guerra Mundial.

Em 1916 Hans Arp foi um dos fundadores do movimento Dada, em Zurique. Trabalhou com Max Ernst em 1919-1920.

No ano de 1920 Arp participou numa exposição dadaísta, em Colónia, com Baargeld e Max Ernst. Conheceu Breton e colaborou em diversas publicações de conteúdo vanguardista, com poemas e collages. Em 1925, Arp juntou-se a um grupo de surrealistas saídos do movimento dada, e expôs em Paris.

Em 1926 Hans Arp obteve a nacionalidade francesa e passou a usar o nome Jean Arp.

Inicialmente Hans (Jean) Arp realizou xilografias a cores e decalcomanias em madeira, de formas não objectivas. A partir de 1930 trabalhou também com esculturas que, apesar da sua abstracção extrema, podem considerar-se clássicas.

Hans Arp, admirador da poesia alemã, escreveu versos "tipo colagem", em que o encontro acidental das palavras provoca a emoção poética.

La Planche à Œufs, Hans (Jean) Arp, 1922, colecção particular

Sem comentários: