quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ígor Stravinsky

Ígor Fiódorovitch Stravinsky, compositor, pianista e maestro russo, considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do século XX, nasceu no dia 17 de Junho de 1882 em Oranienbaum (actual Lomonosov), subúrbio de São Petersburgo, capital do Império Russo. Além do reconhecimento que obteve pelas suas composições, ficou ainda famoso como pianista e maestro, estando nessa condição muitas vezes nas estreias das suas próprias obras.

Discípulo de Rimskky-Korsakov, Ígor Stravinsky colaborou em Paris com os Ballets Russes de Sergei Diaghilev. Em 1945 tornou-se cidadão norte-americano.

A obra de Ígor Stravinsky, juntamente com a de Arnold Schönberg, é um dos pilares da nova música do século XX. A extraordinária versatilidade de Stravinsky, que vai desde influências folclóricas, no seu começo, até ao serialismo tardio, mantém-se firme graças a determinadas características estilísticas: gosto pelas transformações criadoras das épocas musicais passadas, formações de intervalos no âmbito da quarta e da quinta para a estrutura total da obra, bitonalidade e politonalidade, rítmica motriz, polirritmia e mudanças frequentes de compasso. (continua)

Sem comentários: