domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos, início da Semana Santa

O Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior ao Domingo da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus Cristo mencionado nos quatro evangelhos canónicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).

Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras aos fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, são utilizados ramos de diversas árvores.

Celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento, o símbolo da humildade, o Domingo de Ramos dá início à Semana Santa. Jesus é aclamado pelo povo simples, que O aplaude como "Aquele que vem em nome do Senhor". O Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos Patriarcas e dos Reis sagrados, montado num pequeno jumento, expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Assim se inicia a Semana Santa, que mistura os gritos de hossanas com os clamores da Paixão de Cristo. 

O povo acolhe Jesus abanando ramos de oliveiras e palmeiras. Esses ramos significam a vitória: "Hossana ao Filho de David: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hossana nas alturas". Os ramos santos lembram que somos baptizados, filhos de Deus, discípulos de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, na luta árdua contra o pecado, um caminho em direcção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Sem comentários: