domingo, 27 de julho de 2014

Morreu Carlo Bergonzi, tenor italiano

O tenor italiano Carlo Bergonzi morreu, aos 90 anos, em Milão. A notícia foi divulgada ontem pela imprensa italiana.

Bergonzi era um dos mais conhecidos e importantes intérpretes da obra do compositor Giuseppe Verdi. O tenor italiano chegou a actuar no Coliseu de Lisboa e no Teatro São Carlos.

Nascido na cidade de Vidalenzo, perto de Parma, em Itália, a 13 de Julho de 1924, começou a estudar canto, como barítono, aos 14 anos. Em 1948 fez sua estreia profissional, como barítono, no papel de Fígaro, em "O Barbeiro de Sevilha". Depois de participar em várias outras óperas como barítono, estava convencido de que não conseguia fazer mais com a sua voz, mas durante uma récita de Madame Butterfly, em Livorno, conseguiu, no camarim, atingir o difícil Dó do final do primeiro acto, o que o faz concluir que o problema estava na abordagem vocal que tivera até então. Assim, em 1951 fez a sua estreia como tenor. Durante a sua carreira apresentou-se no teatro La Scala, em Milão, na Metropolitan Opera, em Nova Iorque, entre outras importantes salas dos Estados Unidos e da Europa.

Cantou com as grandes divas do seu tempo, de Maria Callas a Montserrat Caballé. E, embora se tenha destacado como um dos maiores intérpretes de Verdi (há quem o considere o maior), o seu repertório incluiu mais de 60 papéis, muitos dos quais em óperas de outros autores como Rossini, Donizetti, Bellini e Puccini.

Sem comentários: