sábado, 7 de junho de 2014

Paul Gauguin, pintor do pós-impressionismo

Eugène Henri Paul Gauguin, pintor francês do pós-impressionismo, nasceu no dia 7 de Junho de 1848 em Paris. Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. Seu pai, jornalista republicano, pretendia trabalhar num jornal da capital peruana e foi o idealizador da deslocação. Porém, durante a longa e complicada viagem de navio, acabou por ter problemas de saúde e faleceu. Assim, Paul Gauguin, o futuro pintor desembarcou em Lima apenas com a mãe e a irmã.

Quando regressou a França, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu mundo. Trabalhou depois numa correctora de valores parisiense e, em 1873, casou com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Em 1883 Paul Gauguin abandonou o emprego e a família para se dedicar por completo à pintura, como autodidacta. Fugindo da civilização e da sociedade  da época, trabalhou na Bretanha (Pont-Aven), no Panamá, na Martinica e no Taiti.

Influenciado em especial por Paul Cézanne e Van Gogh, os quadros de Gauguin abriram caminho ao expressionismo. Características fundamentais da sua obra: a simplificação da forma, a ausência de perspectiva e, sobretudo, o emprego de cores planas, delimitadas pelo traço negro, princípio teórico que ele próprio designou por cloisonnisme, em memória dos esmaltes e vitrais medievais.

Gauguin pintou numerosas telas e muitas delas tornaram-se icónicas. A Bela Angela, Bonjour, M. Gauguin, O Cristo Amarelo (executadas depois da sua estada na Bretranha, 1888-1890), Seios com Flores Vermelhas, Mulher Taitiana com Seus Filhos, Auto-Retrato, etc.

Gauguin executou também algumas talhas em madeira, em cerâmica e xilografias e, entre outras obras, escreveu um romance autobiográfico intitulado Noa Noa (1891-1893) e Avant et Après (1902).

Apesar de a sua obra, tão singular, não poder ser enquadrada em qualquer movimento artístico, Paul Gauguin teve seguidores e pode ser considerado o fundador do grupo Les Nabis que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida.

Em Setembro de 1901, Paul Gauguin transferiu-se definitivamente para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde viria a falecer de sífilis no dia 8 de Maio de 1903. Está sepultado no cemitério de Atuona e o seu túmulo fica perto do túmulo de Jacques Brel.

Sem comentários: