domingo, 24 de novembro de 2013

Henri de Toulouse-Lautrec

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa ou, simplesmente, Henri de Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista, desenhador e litógrafo francês, nasceu em Albi no dia 24 de Novembro de 1864.

Henri de Toulouse-Lautrec nasceu numa das mais velhas famílias de França, pois descendia directamente dos condes de Toulouse. Filho mais velho do conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa  e de Adèle Tapié de Celeyran, Henri cresceu entre Albi, o Castelo de Bosc (residência de seus pais) e o Castelo de Celeyran.

Henri de Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida na época, a picnodisostose, uma rara displasia esquelética autossómica recessiva, decorrente de defeito no gene codificador da enzima catepsina K, caracterizada por baixa estatura, osteoesclerose, acro-osteólise, deformidades crânio-faciais e fragilidade óssea.

As suas primeiras obras  mostram cenas equestres e militares ("Soldado Ensinando um Cavalo", de 1879). Em 1882 Henri viajou para Paris e aí entrou para o Atelier Bonnat e instalou-se (1885) em Montmartre. Pintou cenas do mundo do circo, do teatro e dos cabarets, do Moulin-Rouge, etc., sobre tela ou cartão, com cores diluídas em essências, conseguindo com isso uma grande naturalidade.

Henri de Toulouse-Lautrec colaborou também com os seus desenhos nas revistas La Revue Blanche, Courrier Français e Le Figaro. Inspirado nas gravuras japonesas, dedicou-se à litografia e ao pastel.

O estilo de Henri de Toulouse-Lautrec, desenvolvido originalmente a partir de elementos impressionistas, derivou para formas que ajudaram a definir o estilo que mais tarde seria conhecido por Art Nouveau. Entre as suas obras, singularizadas pelo predomínio da linha e das cores puras, sobressaem "No Salão da Rue des Moulins" (1894), "O Baile da Goulue" (1895) e "O Baile do Moulin de la Galette" (1899).
 
Conhecido por pintar a vida boémia de Paris do final do século XIX, sendo ele próprio um boémio, Henri de Toulouse-Lautrec trabalhou menos de vinte anos, mas deixou um importantíssimo legado artístico, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como no que se refere à popularização e comercialização da arte. Faleceu precocemente, aos 36 anos de idade. A vida desregrada, a sífilis e o alcoolismo, acabaram por provocar-lhe essa morte prematura. A 9 de Setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre, em consequência de acidente vascular cerebral, nos braços de sua mãe, no Castelo de Malromé, perto de Bordéus. Encontra-se sepultado no Cemitério de Verdelais.

 
A La Mie, Henri de Toulouse-Lautrec, 1891, Museum of Fine Arts, Boston

Sem comentários: