quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Joan Sutherland

Dame Joan Sutherland, cantora de ópera australiana que se tornou uma das mais famosas sopranos do século XX, nasceu em Sydney no dia 7 de Novembro de 1926.

Joan Sutherland era conhecida por La Stupenda ou Koloraturwunder pelos seus admiradores. Alcançou renome internacional pela sua voz belíssima e cheia, dotada de uma rara combinação do enorme volume e extensão vocal com a notável flexibilidade na realização de intrincados ornamentos vocais e de sobreagudos. Contribuiu para a redescoberta de óperas que haviam sido escritas para grandes divas do bel canto e que haviam sido negligenciadas durante muitos anos até a década de 1950, quando se iniciou um movimento de resgate, liderado inicialmente por Maria Callas.

Órfã de pai desde os seis anos, Sutherland nunca frequentou um conservatório, estudando com a mãe, uma mezzo-soprano aposentada, com quem Joan diz ter aprendido bastante e, mais tarde, com as lições de Aida Summers, a partir de então como soprano dramático. Sutherland começou a estudar canto seriamente por volta dos 18 anos, enquanto trabalhava como secretária.

Em 1946, com 20 anos, participou no coro da "Oratória de Natal" de Bach, seguindo-se concertos e actuações em óperas e oratórias barrocas. A estreia em ópera ocorreu na Austrália, como Dido, de Dido and Aeneas, de Purcell, em 1947. Nos recitais, o seu reportório era diversificado e incluía árias de óperas para soprano dramática, especialmente as de Richard Wagner.

Joan canta na estreia mundial de Judith, de Eugene Goosens, em 1951 No mesmo ano, ganha a mais importante competição de canto da Austrália e, com o dinheiro do prémio, viaja para Londres a fim de estudar na Opera School of the Royal College of Music. Aí reencontra o pianista Richard Bonynge, a quem já havia sido apresentada na Austrália e que a incentiva de imediato a voltar-se para a técnica e o reportório do bel canto, que considera ideal para a sua voz grande mas com enorme facilidade para atingir notas agudas. Em 16 de Julho de 1952, Joan faz a sua estreia na Europa como Giorgetta (Il Tabarro), de Puccini, no Parry Theatre, obtendo boas críticas, que lhe abrem as portas da célebre Royal Opera House, Covent Garden, de Londres. A 28 de Outubro desse ano, canta ali a Primeira Dama em "A Flauta Mágica".

A carreira de Joan Sutherland foi uma das mais longas e prestigiadas do século XX, prolongando-se por 43 anos. Morreu a 10 de Outubro de 2010, aos 83 anos, de causa não divulgada, em Les Avants, uma vila perto de Genebra, na Suíça, na qual vivia com seu marido Richard Bonynge. Encontra-se sepultada no Cemitério Clarens, Montreux, Vaud na Suíça.

Sem comentários: