sexta-feira, 19 de julho de 2013

Edgar Degas, um dos fundadores do impressionismo

Hilaire Germain Edgar de Gas, conhecido como Edgar Degas, pintor, gravador, escultor e fotógrafo francês, nasceu no dia 19 de Julho de 1834, em Paris.

Degas é conhecido sobretudo pela sua visão particular do mundo do ballet, sabendo captar os seus mais belos e subtis cenários. É ainda reconhecido pelos seus célebres pastéis e como um dos fundadores do impressionismo

Edgar Degas estudou os mestres florentinos do século XV em Itália, entre 1854 e 1859. Nessa época pintou quadros de temas históricos e retratos que mostram a influência de Puvis de Chavannes e de Ingres.

Foi em 1870 que conheceu Manet e o grupo dos impressionistas. Na sua obra deu mais importância ao desenho do que à cor. Não se interessou pela paisagem, mas pela forma humana e pelo seu movimento, que representou com figuras de contornos marcados, por influência da estampa japonesa.

Nas suas últimas obras Degas substituiu o óleo pelo pastel e pintou excelentes nus femininos, caracterizados por um enquadramento fotográfico proporcionando "distorções formais". 

Edgar Degas influenciou pintores importantes da sua época (Toulouse-Lautrec, Vuillard, Bonhard, S. Valadon, etc.) e perto do fim da sua vida esculpiu estatuetas (cavalos e bailarinas) em cera e barro.

 
Le Tub, Edgar Degas, 1886, Musée d'Orsay, Paris

Sem comentários: