segunda-feira, 18 de março de 2013

Nikolai Rimsky-Korsakov

Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, militar, professor, e compositor russo, mestre em orquestração. nasceu no dia 18 de Março de 1844 em Tikhvin, Novgorod.

Começou a sua carreira como inspector musical na marinha de guerra; mais tarde foi professor no Conservatório  de Sampetersburgo e um dos principais membros da jovem escola russa. A sua música foi influenciada pela nova escola alemã, apesar de mostrar características próprias obtidas pelo emprego de elementos orientais e por uma harmonia cheia de colorido.

Escreveu óperas (A Rapariga de Pskov, 1837, Sadko, 1898, O Conto do Czar Saltão, 1900, O Voivoda, 1904, A Lenda da Cidade Invisível de Kitesh, 1907, O Galo de Ouro, 1909, etc.), três sinfonias, Capricho Espanhol (1887) a suite sinfónica Scheherazade (1888), música de câmara e canções.

A sua mais conhecida composição orquestral Capricho Espanhol e a suite sinfónica Scheherazade são considerados básicos do repertório de música clássica.

Rimsky-Korsakov foi membro nacionalista do Grupo dos Cinco juntamente com Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e Modest Mussorgsky. Faleceu, vítima de angina, em Lyubensk, Sampetersburgo, em 1908. Encontra-se sepultado no Cemitério Tikhvin do Monastério Aleksandr Nevsky, em São Petersburgo.

Sem comentários: