quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Franz Schubert (2)

Franz Peter Schubert, compositor austríaco, nasceu no dia 31 de Janeiro de 1797 num pequeno subúrbio da cidade de Viena. Aos 11 anos de idade foi admitido como menino de coro da capela imperial e aluno do colégio da cidade, onde teve aulas de composição com Antonio Salieri e foi primeiro-violinista da orquestra do internato; familiarizou-se assim com a obra instrumental de Haydn e de Mozart.

Professor primário de 1813 a 1817, Schubert, com a ajuda dos seus amigos, pôde dedicar-se depois, em exclusivo, ao trabalho de composição. Em Viena ele vivia rodeado por um círculo de amigos com os quais organizava serões culturais, conhecidos como Schubertíadas.

A abundante produção musical de Schubert engloba óperas (algumas inacabadas), operetas, Singspiele, um melodrama, aberturas, missas, dois Stabat Mater, numerosas composições religiosas menores, 10 sinfonias, um octeto em fá maior, quintetos (lá maior, A Truta, para piano e quarteto de cordas, e dó maior), 15 quartetos de cordas, quatro trios com piano, um trio de cordas, dois grandes duos e três sonatinas para violino e piano, numerosas composições para piano e os Momentos Musicais (1823-1828), composições para dois pianos, numerosas obras para coro misto e coro masculino e mais de 600 canções (Lieder). A diversidade formal das canções de Schubert, que vai desde a canção estrófica até à balada, fez dele o criador da nova canção (Lied) alemã.

Sem comentários: