quarta-feira, 11 de julho de 2012

Em 2007 um curso superior compensava bastante


De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) referentes a 2007, obter uma licenciatura em Portugal significa um retorno médio ao longo da vida de trabalho de mais de 304 mil euros. Em nenhum outro país da OCDE fazia mais diferença ter um curso superior.

O cálculo do retorno que um curso superior implica é estimado através da diferença salarial entre licenciados e não licenciados, a menor probabilidade de ficar desempregado e os apoios sociais que recebem do Estado (bolsas, descontos de estudantes, etc.). Para chegar a este valor são ainda subtraídos os custos que cada estudante tem com propinas e outras despesas relacionadas com a frequência no ensino superior, os salários que não se recebeu por estar a estudar e o nível mais elevado de carga fiscal que quem tem uma licenciatura normalmente paga.

Estes dados, porque são referentes a 2007, não têm em conta o recente aumento galopante do desemprego em Portugal. Apesar de tudo, actualmente os portugueses com licenciatura ou outra habilitação superior, têm uma taxa de desemprego mais baixa (11,2%) do que quem concluiu apenas o secundário (16,9%) ou o básico (15,4%).

A OCDE conclui ainda que Portugal é o segundo membro da OCDE que menos custos suporta com a educação superior dos seus cidadãos.

Sem comentários: