quarta-feira, 28 de março de 2012

Rudolf Serkin

Rudolf Serkin, pianista, concertista e professor, nasceu no seio de uma família judia de origem russa, em Eger, Bohemia, Império Austro-Húngaro, actual República Checa, a 28 de Março de 1903.

Pelo talento revelado desde muito cedo, foi aos nove anos de idade para Viena, onde estudou piano com Richard Robert e composição com Joseph Marx, fazendo a sua estréia pública com a Filarmónica de Viena aos doze anos de idade. De 1918 até 1920 estudou composição com Arnold Schoenberg e participou activamente na sociedade criada por Schoenberg para apresentações privadas de música.

Iniciou a sua carreira de concertista em 1920. Vivia em Berlim com o violinista alemão Adolf Busch e sua família, que incluía uma filha do casal, Irene, com quem Serkin viria a casar-se quinze anos mais tarde. Na década de 1920 e no início da década de 1930, Serkin apresentou-se na Europa como solista do Busch e com o Quarteto Busch. Com o crescimento da popularidade de Hitler na Alemanha, em 1933 Serkin e Busch, cuja familia nao era judia mas estava radicalmente contra o regime nazi, sairam de Berlim para Basileia, na Suiça.

Em 1933 Serkin fez a sua estreia nos Estados Unidos, no Festival Coolidge em Vienna, Estado de Virgínia, onde se apresentou juntamente com Adolf Busch. Em 1936 começou a sua carreira de solista com a Filarmónica de Nova Iorque, sob a direcção de Arturo Toscanini. Os críticos entusiasmaram-se, considerando o pianista "um artista de talento impressionante, fora do comum que possui uma técnica cristalina, bastante força e pureza tonal". Em 1937, tocou o seu primeiro recital em Nova Iorque no Carnegie Hall.

Doente de cancro, Serkin retirou-se dos concertos em 1988. Foi pai de sete filhos, um dos quais também alcançou a fama  como pianista, Peter Serkin. Rudolf Serkin, naturalizado norte-americano, faleceu em Guildford, Vermont Estados Unidos, a 8 de Maio de 1991.

Sem comentários: