segunda-feira, 12 de março de 2012

Charlie Parker

Charles Parker, Jr., ou, como era mais conhecido, Charlie Parker, o Yardbird, ou simplesmente Byrd, saxofonista de jazz e compositor norte-americano, faleceu em Nova Iorque a 12 de Março de 1955.

Considerado um dos principais criadores do estilo de «jazz bepop», influenciou toda uma geração de músicos de jazz. As suas improvisações caracterizavam-se por uma grande expressividade.

Parker, depauperado pelo consumo excessivo de álcool e de outras drogas, teve uma existência breve e trágica, que inspirou criadores como o escritor argentino Julio Cortázar, que se inspirou nele para delinear o personagem central do conto "O Perseguidor" e o cineasta Clint Eastwood, que recebeu o seu primeiro "Globo de Ouro" com o filme "Bird", de 1988, estrelado por Forest Whitaker que, por sua vez, ganhou o prémio de melhor actor no Festival de Cannes graças a este trabalho.

Parker contabilizou duas tentativas de suicídio e um prolongado internamento num sanatório, antes de chegar ao fim, com apenas 34 anos de idade. Os estragos causados no corpo pela vida desregrada era tão grande que o médico legista que o autopsiou lhe atribuiu a idade de 60 anos.

Charlie Parker encontra-se sepultado no Cemitério Lincoln, em Kansas City, Missouri nos Estados Unidos da América do Norte.

Sem comentários: