segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Primeiro "Dia Mundial da Rádio"

A UNESCO declarou, em Outubro de 2011, que a 13 de Fevereiro de cada ano se passaria a comemorar o "Dia Mundial da Rádio". Hoje, portanto, comemora-se o primeiro desses dias.

Nada mais justo, numa altura em que a pretexto de coisa nenhuma se comemoram dias mundiais. A ideia da criação de um dia mundial da rádio surgiu há mais de uma década, mas só ganhou forma na UNESCO a partir de uma proposta formal apresentada por Espanha no final do ano passado.
 
A rádio, desde o seu aparecimento, sempre foi considerada um importante meio de comunicação social, não só pela prontidão na divulgação dos acontecimentos do dia-a-dia, como também pela função educativa e formativa que tem assumido desde o seu passado mais remoto.

Consumidor quase compulsivo de rádio, o meu primeiro gesto social do dia  tem sido, desde há anos que não consigo recordar, o de sintonizar as primeiras  notícias da manhã no transístor que sempre me acompanha. E ao longo do dia, com mais demora aos fins-de-semana, a rádio é, seguramente, a minha principal companhia e a mais cómoda, rápida e disponível fonte de actualização de informação, também de agradável e diversificada distracção. Pese, embora, a inegável importância que a Internet e a televisão, via banda larga, têm vindo a ocupar nos tempos mais recentes. Mas dificilmente a rádio algum dia será destronada.

Sem comentários: