quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alface Iceberg

Gosto de salada de alface Iceberg. Esta variedade de alface, pelas suas folhas estaladiças, suculentas e refrescantes, é um incentivo ao consumo de vegetais pelos mais jovens, servida simples, ou como componente de saladas mistas, ou na sopa.

A alface do tipo Iceberg é uma planta anual, cujo caule tem no início a forma de disco, de onde surgem as folhas formando rosetas que posteriormente formam rebentos. As alfaces do tipo Iceberg formam rebentos esféricos parecidos com os da couve. Aliás, a planta quando completamente desenvolvida parece uma couve.

A alface Iceberg deve o seu nome ao modo como era transportada nos EUA, no início do século XX, em vagões com gelo picado, tendo sido introduzida em Portugal pelas cadeias de fast food. É uma das variedades mais resistentes de alface, pelo que é uma boa aposta nas opções de cultivo.

A alface Iceberg proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energética, embora constitua um alimento rico em fibras, vitaminas e sais minerais. Das vitaminas que contém, destacam-se a vitamina A, a vitamina C, o  betacaroteno ou pró-vitamina A e a vitamina K. Pode ver-se aqui o teor médio em nutrientes deste apetitoso tipo de alface.

Sem comentários: