quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Maria Callas

Maria Callas, cantora lírica americana de ascendência grega, nasceu em Nova Iorque a 2 de Dezembro de 1923. Cecilia Sofia Anna Maria Kalogeropoulou, seu nome nome original, era filha de emigrantes gregos. Em consequência da separação de seus pais, viajou para a Grécia em 1937 com a mãe e a irmã. Estudou canto no Conservatório de Atenas com a soprano Maria Trivella e depois com Elvira de Hidalgo de origem espanhola. As relações com sua mãe eram difíceis. A mãe comparava-a com a outra filha qualificando-a de "gorda", pouco favorecida e apenas atraente pela voz que possuía. 

Terá feito a sua primeira apresentação profissional, em 1941, em Atenas, interpretando Beatrice, da ópera "Bocaccio". Durante alguns anos, continuou a cantar em Atenas. Em 1947, fez sua estréia em Itália, em Verona, no papel de Gioconda. Esta produção foi dirigida pelo maestro Tullio Sefarin, que passou a ser seu mentor musical. A partir daí Callas obteve grande sucesso cantando em várias cidades italianas, incluindo o célebre teatro "Alla Scala", de Milão. Em 1952, estreou no "Covent Garden", em Londres, e em seguida cantou nos principais casas de ópera dos Estados Unidos, como as de Chicago, Nova Iorque e Dallas. Dona de uma voz particular, que conjugava um timbre único com potência, extensão e notável agilidade, Callas coloriu com seu talento dramático e expressividade grande parte do repertório de ópera.

Maria Callas morreu em Paris a 16 de Setembro de 1977, de ataque cardíaco, antes de completar 54 anos.

Poderemos escutar aqui uma interpretação, por Maria Callas, da ária "Casta Diva", da ópera "Norma", de Vincenzo Bellini.

Sem comentários: