quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ludwig van Beethoven

Beethoven foi batizado em 17 de Dezembro de 1770, mas deve ter provavelmente nascido no dia anterior, 16 de Dezembro, em Bona, Renânia do Norte-Vestfália. A sua família era de origem flamenga. O pai era tenor da Capela Arquiepiscopal de Colónia e também leccionava música. Foi dele que Ludwig recebeu as suas primeiras lições. Desde os cinco anos de idade estudava música todos os dias, durante muitas horas e revelava grande aptidão para o piano. Aos 11 anos fez uma viagem à Holanda, onde causou grande admiração como pianista e como improvisador.

Em 1784 tornou-se acompanhador e violetista na capela do príncipe eleitor de Colónia, passando em 1785 a organista da corte. Em 1787 fez a sua primeira viagem a Viena, entrando em contacto com Mozart e em 1792 fixa-se na capital austríaca tomando como mestres J. Haydn, J. Schenk, J. G. Albertsberger e A. Salieri. Os seus protectores, arquiduque Rudolf, o príncipe Lobkowitz e o príncipe Kinsky atribuem-lhe uma pensão vitalícia honorífica de 4000 florins. Em 1812 teve um encontro episódico com Goethe, em Teplitz.

Uma doença de ouvidos, aparecida em 1795, provocou-lhe surdez total a partir de 1819, pelo que a partir de então só lhe era possível conversar por escrita. O Heiligenstädter Testament testemunha os sofrimentos que padeceu por este mal.
(Fontes de informação: "Lexicoteca", Círculo de Leitores, 1987; "Wikipedia")

Poderemos assistir aqui a uma interpretação dos movimentos 1, 2 e 3 da Sonata para piano N.º 14 ("Sonata ao Luar"), por Valentina Lisita.

Sem comentários: