sábado, 11 de dezembro de 2010

Hector Berlioz

Louis Hector Berlioz, compositor, escritor e crítico francês, nasceu a 11 de Dezembro de 1803, em Côte-Saint-André. Filho de Antoinette-Joséphine Marmion, uma católica fervorosa, Berlioz, aos 6 anos de idade, foi enviado para um seminário para iniciar os estudos. Por encerramento da instituição, em 1811, seu pai, médico, decidiu encarregar-se da sua educação  destinando-lhe  também uma carreira médica. O que não o impediu de completar a sua formação  com um mestre músico que lhe ensinou canto e  flauta. Berlioz  começou a compor com a idade de 12 anos. Hector foi então enviado a Paris para estudar medicina. Insatisfeito com a escola de medicina, desistiu do curso para continuar a estudar música, contra a vontade de seu pai. O jovem entrou então para o conservatório de Paris.

Berlioz era também um amante da literatura, e muitas de suas melhores composições foram influenciadas por obras literárias. Para compor a Danação de Fausto, Berlioz baseou-se no Fausto, de Goethe; para Haroldo na Itália, baseou-se no Childe Harold, de Lord Byron e, para Benvenuto Cellini, na autobiografia de Cellini. Para a criação de Romeo et Juliette, a base foi a obra, de mesmo nome, de Shakespeare. Para compor a obra, Les Troyens, foi influenciado pela leitura da Eneida, de Virgílio. Para compor sua última ópera, Béatrice et Bénédict, Berlioz preparou um libretto vagamente baseado na peça de Shakespeare, Much Ado About Nothing.

Aos 25 anos, apaixonou-se perdidamente pela actriz irlandesa Harriet Smithson, que interpretou papéis das obras de Shakespeare, como Ophelia ou Juliet. Duas obras de Berlioz foram inspiradas neste seu amor: Symphonie Fantastique e Roméo et Juliette.

É considerado como um dos maiores representantes do romantismo europeu, ainda que tenha recusado o termo "romântico", que para ele não tinha significado. De facto, ele considerava-se um compositor clássico. 

Além de influenciado por obras literárias, Berlioz também admirava a obra de Beethoven, na época pouco conhecido em França.

Hector Berlioz faleceu a 8 de março de 1869 e está sepultado no Cemitério de Montmartre, com suas duas esposas, Harriet Smithson (falecida em 1854) e Marie Recio (falecida em 1862).

Podemos assistir aqui a uma interpretação do 5.º Movimento da Sinfonia Fantástica, interpretada pela Orquestra Sinfónica Verum, dirigida pelo maestro Miguel Romea, no Teatro Municipal de Tomelloso.

Sem comentários: