sábado, 27 de novembro de 2010

Luís de Freitas Branco

Luís Maria da Costa de Freitas Branco, compositor português, faleceu em Lisboa a 27 de Novembro de 1955, com 65 anos.

Educado no meio de uma família de tradições intelectuais e artísticas,  a sua aptidão para a música, revelou-se cedo, aprendendo violino e piano. Começou a estudar com o compositor Augusto Machado, com Tomás Borba  e com Désiré Pâque . Natural de Lisboa, onde nasceu a 12 de Outubro de 1890, aos 14 anos compõe canções que alcançam grande popularidade, como a canção "Aquela Moça". Em 1910 está em Berlim a estudar composição e música antiga. Em Maio de 1911 viaja para Paris onde conhece Claude Debussy e estuda com Humperdinck. Em 1916 é nomeado professor do Conservatório de Lisboa. Joly Braga Santos foi seu aluno. Estreitou relações com personalidades como Bento de Jesus Caraça e António Sérgio.

A partir de certa altura foi acusado de irreverente por se comportar de maneira imprópria nas aulas e por factos da sua vida familiar, tendo sido constituído arguido num processo do qual resultaria a sua suspensão como docente do Conservatório. Passou a realizar então palestras na Emissora Nacional e a manter tertúlias com um grupo de discípulos.

Foi uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX. Compôs uma vasta obra, desde música para orquestra, música para instrumento ou voz solista e orquestra, música coral sinfónica, música de câmara, música para orquestra de cordas, música de piano, etc.

Podemos escutar aqui o 1.º Andamento da Sonata para Violoncelo e Piano, interpretado por Miklós Perénvi (violoncelo) e Jeno Jandó (piano).

Sem comentários: