sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobre a PT (Portugal Telecom)

Dizem que é um dos maiores grupos empresariais de Portugal, uma empresa estratégica para o país. Domina o negócio das telecomunicações fixas e móveis, impõe-se no mercado da televisão por cabo e por satélite, conserva antigos tiques monopolistas. Trata-se, efectivamente, de uma importante empresa portuguesa.

Infelizmente, a minha experiência concreta com as empresas do Grupo PT é deplorável. Aderi desde o aparecimento dos telemóveis à rede TMN,  sou cliente do SAPO e ainda mantenho o telefone fixo da PT Comunicações. Todas estas empresas me surpreendem inopinadamente. Sempre  com surpresas desagradáveis, pois.

A qualidade dos serviços que me prestam têm inexplicáveis altos e baixos.

O atendimento nas escassas lojas oficiais disponibilizadas, sempre apinhadas de clientes, é demorado e problemático.

Desde que tal foi possível, aderi ao sistema de débito directo e de factura electrónica. Têm vindo a traduzir-se, regularmente, em sobressaltos - débitos não explicitados, facturas que não foram enviadas, facturas acumuladas por não terem sido submetidas a pagamento nos prazos devidos, etc. - tudo tem acontecido.

E quando pretendo obter esclarecimentos ou resolver os problemas pelo próprio meio de que sou utilizador, isto é, através do telefone ou do telemóvel, sou confrontado com o inevitável menu de orientação geral, seguido de longa espera até ouvir a mensagem de não ser possível o atendimento personalizado por acumulação de chamadas em espera... Quando se chega ao contacto directo com o operador, o esclarecimento é geralmente interrompido, confuso, inadequado, ou termina com mero pedido de desculpa pelo lapso ocorrido e a solicitação de... pagar. Pagar sempre, ou o serviço poderá ser interrompido, ainda que o cliente, que sou eu, que somos todos nós, tenha razão na reclamação.

É este o tal grupo empresarial que o governo português quer manter a todo o custo nas mãos dos actuais accionistas e respectivo Conselho de Administração.

Para continuar com a actual qualidade de serviços e o mesmo tipo de atendimento? Para perpetuar o modelo monopolista?

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