terça-feira, 30 de junho de 2009

Pop Art

Just What Is It that Makes Today's Homes So Different, So Appealing? Richard Hamilton (link), colagem, 1956, Kunsthalle Tübingen, Tubingen, Alemanha

A pop art foi um movimento artístico que surgiu a meio da década de 1950 na Grã-Bretanha, através de um grupo de artistas intitulados Independent Group (link), e também, de uma forma totalmente independente, no final dessa mesma década, nos Estados Unidos, fazendo a sua entrada em Nova Iorque no início dos anos 60. Sucedeu a um período, que durou quase vinte anos, de domínio quase absoluto, por parte do abstraccionismo e da arte informal. Deixa de acreditar na arte como reabilitação e deixa de considerar o indivíduo como produto psíquico de opções livres e autónomas. Por isso, o homem é eliminado das suas figurações ou, quando aparece, é apenas sob a forma de robot. Como o movimento nasce do desengano face às convicções que o antecederam, deve ser considerado mais como herança da transição abstracta do que da figurativa.

As fontes de inspiração da pop art são os aspectos mais excessivos e provocatórios da cultura contemporânea, o universo da sociedade de massas, as imagens características da linguagem comercial que exercem uma pressão considerável sobre os homens. Como afirmava Roy Lichtenstein (link) «O que caracteriza a pop art é, acima de tudo, a utilização que faz do que é desprezado».

(Baseado em "Guia de História da Arte", Editorial Presença, 5.ª edição, 2002)

Sem comentários: