terça-feira, 2 de junho de 2009

Bauhaus

Edifício da Bauhaus, em Dessau, projectado por Walter Gropius


A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Foi uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo, na arquitectura e no design, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius, em Weimar, em 25 de Abril de 1919. Gropius foi o director da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe. Em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal era, naquela altura, de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nacional-socialista nazi em Dessau. A Bauhaus foi violentamente criticada pelos nazis. Goebbels chegou mesmo a dizer, em 1935: «Encontrei na Bauhaus a expressão mais perfeita de uma arte degenerada». Os nazis culpavam o passado comunista da Bauhaus (vários membros da Bauhaus eram membros do partido comunista alemão). Depois do encerramento da Bauhaus em 1933, a maioria dos seus membros refugiou-se nos Estados Unidos da América do Norte, principalmente em Chicago, enquanto as suas obras eram sistematicamente destruídas na Alemanha.

Um dos objectivos principais da Bauhaus era unir artes e produzir artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.

Sem comentários: